sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Defesa da Biodiversidade no Brasil

Biodiversidade é a diversidade de espécies da fauna, flora, micro-organismos, e ecossistemas de um determinado local.
O nosso país abriga a maior biodiversidade do mundo e a estimativa é que, em território nacional, estejam de 10% a 15% de toda a biodiversidade de todo o Planeta.
Nós possuímos mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, uma enorme variedade de orquídeas e palmeiras catalogadas, entre outros dados, que nos fazem ocupar o primeiro lugar em biodiversidade vegetal.
No Brasil, os principais fatores responsáveis por essa diversidade biológica, são os diferentes climas e a extensão territorial, que é considerada a quinta maior do mundo e possui grandes extensões de matas tropicais, assim como a floresta Amazônica, a mata Atlântica e o Pantanal.
Porém, apesar de toda essa diversidade, o nosso país enfrenta graves problemas ocasionados pelas atividades econômicas. O desmatamento é um dos grandes vilões, pois muitas espécies morrem durante as queimadas, além de serem expulsas de seus habitats naturais.
Uma prática que também prejudica a biodiversidade é a biopirataria, que reduz de maneira notável nossa fauna e flora, causando grande desequilíbrio na cadeia alimentar.
Sem falar na poluição, na expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, no uso excessivo dos recursos naturais, na expansão urbana e industrial, etc. – motivos que levam muitas espécies animais e vegetais à extinção.
Por isso, devemos nos conscientizar sobre o papel vital da biodiversidade na manutenção da vida na Terra. Esse esforço é fundamental para o bem-estar da humanidade tanto no presente quanto no futuro.
Lembrem-se:

O Planeta precisa de todos nós e tem pressa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário